O mais natural possível

É muito comum, em quase todos os pacientes, o hábito de preparar as refeições com temperos industrializados. Apesar de toda divulgação feita pela mídia e da atuação prática de nutricionistas sobre os males que estes produtos podem causar, ainda é notório que estes temperos químicos estão presentes nos lares de muitas famílias.

O grande problema é que eles têm um teor de sódio que chega a ser aproximadamente o conteúdo total que um indivíduo necessita durante um dia inteiro! Por exemplo, os de tablete, chegam a ter cada um quase 2000mg de sódio. Já os de saquinho, chegam a ter cerca de 1800mg de sódio, cada. Normalmente um indivíduo adulto necessita em média de 2000mg de sódio ao dia! O risco deste excesso é que pode causar Hipertensão Arterial pelo excesso de sódio ingerido. Além do mais estes temperos são ricos em gordura, que podem aumentar o colesterol e o triglicerídeo, irritantes gástricos que podem provocar ou agravar gastrites; e ainda possuem corantes e conservantes que podem provocar alergias e contribuir para o risco de câncer.
Dificilmente um nutricionista proibe alguém de comer algum alimento, mas neste caso, particularmente eu, digo aos meus pacientes: NÃO USEM TEMPEROS PRONTOS! Isto porque temos temperos naturais que são ótimos para saúde e que podem ser usados no lugar, na realidade, o lugar era dos temperos naturais e é da onde eles nunca deveriam ter saído!
Vamos entender os benefícios e o uso de alguns temperos:
Açafrão (Curcuma Longa) – contém curcumina que tem ação antioxidante, e é importante no tratamento de doenças inflamatorias, como artrite reumatóide e colite ulcerativa. Também tem efeito como quelante de metáis tóxicos. Pode ser incluída no preparo de molhos, ensopados, peixes, crustáceos, aves, arroz, massas, risotos e pães.
Alecrim – antioxidante potente, bactericida. O Alecrim é excelente em pratos com carneiro, frango, carne de porco, sopas e molhos de tomate.
Alho – tem alicina, que tem efeito vasodilatador e antihipertensiva. Tem grande atividade antioxidante também.
Canela – A canela melhora a glicemia em pessoas com diabetes, podendo ser usado sobre as frutas, por exemplo.
Cebola – tem quercetina, um flavonóide que tem efeito antioxidante e anti-inflamatório.
Cravo – Tem aroma adocicado, mas em grande quantidade pode ficar ardido. Pode ser usado em frutas, carnes, marinadas e molhos.
Gengibre – tem efeito antiemético e por isso é usado por grávidas e em vômitos relacionados ao enjôo em viagens. Também tem efeito anti-inflamatório e é usado na artite reumatóide e na dispepsia. É um poderoso detoxificante hepático. Pode ser usado para temperar aves e carne de porco.
Páprica – contém capsinóides, produtos que tem uma atividade semelhante a capsaicina, que também está presente na pimenta e que dá a ela o ardor. Tem efeito termogênico que ajudam na perda de peso. Use em peixes, carnes, canapés, sopas, batatas e ovos.
Pimenta vermelha (Capsicum) – contém capsaicina, que é um fitoquímico responsável pelo ardor da pimenta. A capsaicina é Antioxidante, Antibacteriana, expectorante, descongestionante. A pimenta também tem efeito termogênico e afrodisíaco.
Recomenda-se que indivíduos com sensibilidade à pimenta e/ou à páprica e aqueles com problemas no trato gastrintestinal (gastrite, úlcera, hemorróidas e outros) evitem a ingestão destes, uma vez que a capsaicina funciona como um irritante dessas mucosas.
Orégano – é antifungicida e pode ser usado em qualquer prato com tomate, para temperar molhos, pizzas, sopa de legumes, pratos com queijo, saladas e frutos do mar.
É bom lembrar que para garantir as propriedades funcionais dos temperos, eles devem ser acrescentados no final das preparações.
Bom, aqui foram apenas alguns temperos, mas existem vários outros com propriedades funcionais incríveis! Experimente, inove, ouse! Use e abuse de temperos naturais e cuidado para não exagerar no sal!

Etiquetas:

Deixe um comentário